terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ASSEMBLEIA APROVA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

É do conhecimento de todos que a dependência química em Roraima, assim como em outras capitais brasileiras, é um mal que é tido como prenúncio da degeneração da família, violência contra a mulher, abusos sexuais, furtos e roubos. Mesmo assim, há de se convir que por ser dependência uma doença as discussões não podem se encerrar no âmbito da segurança pública e justiça.

O Estado de Roraima carece de políticas públicas sobre o assunto, mesmo com o fenômeno da formação de dois grandes centros de venda, consumo e acantonamento de dependentes químicos localizados no Bairro Caetano Filho, próximo da beira do rio, e no Jóquei Clube nas proximidades da pista de corrida de cavalos.

Com esse viés, o deputado Soldado Sampaio protocolou um requerimento solicitando audiência pública para tratar sobre o tema. Foi consignado no documento a data 21/03, às 10:00, para a realização do evento.

A gritante necessidade de adequação do serviço de saude pública restado aos dependentes químicos no âmbito do Estado de Roraima e de humanização e interdisciplinaridade no tratamento de dependentes químicos serão abordados num contexto que descriminalize o doente e o trate como um cidadão.

“Precisamos discutir o tema com todo o respeito a estes [dependentes químicos] que são contribuintes e cidadãos, pois não se trata de caso de polícia e sim de saude pública”, expos Sampaio que completou dizendo que o papel das entidades do Terceiro Setor no contexto do tratamento de dependentes químicos, o tratamento e prevenção, bem como, as propostas de políticas públicas visando melhorias à atual qualidade do atendimento serão eixos do assunto a ser abordado.

O Ministério Púbico Estadual, pela maturidade e responsabilidade comprovada em tratar sobre tais questões e pelo interesse em fiscalizá-las, foi convidado para estar do lado das comunidades terapêuticas, Fazenda Esperança, Casa do Pai e a Agapão, as quais labutam o dia-a-dia do tratamento e orientação aos referidos dependentes. O requerimento foi aprovado em plenário.

Fonte: GABINETE DO DEPUTADO SOLDADO SAMPAIO (RELEASE Nº 007 – 26/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.