Neste dia tão importante para os Policiais Militares de Roraima, porque não dizer para toda a Sociedade Roraimense, se faz necessário reconhecer o pioneirismo da Guarda Territorial, criada em 1944 pelo Governo Federal, a bravura da Polícia Militar do Território Federal de Roraima, criada em 1975 também por Lei Federal, e finalmente, a resistência e esperança da Polícia Militar do Estado de Roraima propriamente dita – a criada pela Lei Complementar Estadual nº 027/1998.
Mas porque será que comemoramos a criação da Polícia Militar do extinto Território Federal de Roraima, a 34 anos atrás, e esquecemos a gênese da Polícia Militar do Estado de Roraima que tem 12 anos de existência? Uma resposta a essa questão pode ser muito dolorosa para tanto sangue e suor derramado em prol da Defesa Social de Roraima – pode soar como ingratidão!
Por outro lado, outra dúvida pode ser respondida sem incorrer em ofensa aos profissionais que tanto contribuíram para a paz em nosso Estado. Por que será que em documentos oficiais da Polícia Militar o referido Comandante Geral assina como ‘Comandante da Polícia Militar de Roraima’ e não ‘do Estado de Roraima’, indo em dissonância ao escrito no cabeçalho dos mesmos? O mais sensato seria dizer que é um erro de digitação, porém, ao apreciar o brasão alusivo ao aniversário impresso em papel de altíssima qualidade se percebe que a instituição parabenizada é a da extinta Administração Federal.
Muita amargura resta aos Policiais esquecidos, aqueles que percebem menos proventos que os felicitados – a eles sobraram a Escala Extraordinária de Logística (para fazer faxina, assar carne, servir bebida e fazer a segurança particular do evento festivo). Estes sim são merecedores de congratulações por terem uma atitude cristã, pois mesmo sendo esquecidos ofertam os seus Quadros Estaduais para seus irmãos ricos serem promovidos.
FRANCISCO DOS SANTOS SAMPAIO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAS E BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DE RORAIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.