Uma grande comemoração de policiais e bombeiros militares marcou ontem, na praça do Centro Cívico, a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei de autoria do senador Garibaldi Filho (PMDB), que concede anistia aos policiais militares punidos pela participação em movimentos grevistas em todo o país.
Os policiais saíram em carreata pela cidade e soltaram fogos de artifício em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
“Essa anistia veio pacificar o litígio com o Estado, que foi omisso em atender nossas reivindicações e considerou-as como crimes ou transgressões. Isso vai colocar uma pedra no passado”, disse Junot Brito, vice-presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares (APBM).
Em Roraima, pelo menos 350 policiais e bombeiros que participaram da greve de 2009 foram excluídos da corporação ou ainda enfrentam processo de expulsão.
Com a anistia, os policiais serão reincorporados e receberão de forma retroativa todos os salários que não foram pagos enquanto estavam fora da polícia. Além disso, todos os processos administrativos contra os grevistas serão extintos.
A anistia envolve cerca de cinco mil policiais e bombeiros de Roraima, Bahia, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte e de Santa Catarina, além de integrantes das corporações do Distrito Federal.
A informação foi repassada pelo diretor e presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares (ASPBM), Francisco Sampaio, que afirmou que a lei “faz justiça aos policiais que estavam apenas lutando pelos seus direitos, reivindicando melhorias salariais e condições mais adequadas de trabalho”.
“Estávamos acampados no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde o presidente Lula está instalado provisoriamente, para pressionar pela sanção desse projeto. A luta foi grande, porque as forças contrárias queriam que a matéria fosse vetada. Mas prevaleceu a democracia”, declarou.
Em Roraima, os militares indiciados no Inquérito Policial Militar (IPM) respondem a crimes como motim, revolta e desobediência. Após a anistia sancionada, esses processos serão arquivados.
Segundo Sampaio, o movimento, realizado no período de 30 de março a 22 de abril, foi para cobrar das autoridades responsáveis um acordo prometido e não cumprido. “Nunca realizamos nenhum movimento contra a disciplina ou a hierarquia dentro da instituição. Nosso objetivo foi chamar a atenção do governo, que não cumpriu o que deveria ter cumprido”.
Segundo o comando da Polícia Militar, existem quatro inquéritos, sendo indiciados aproximadamente 350 policiais e bombeiros, além de vários familiares. Destes servidores, 28 militares foram indicados para responder PAD visando à demissão sumária.
OUTRO LADO - O comando da Polícia Militar foi procurado pela Folha para se manifestar sobre a anistia, mas o comandante Gerson Chagas não estava no local e seu telefone celular estava desligado. O coronel Vitória, vice-comandante, mandou informar ao jornal que a PM não ia se pronunciar sobre o assunto.
O coronel Paulo Sérgio, comandante do Corpo de Bombeiros, também foi procurado para falar sobre o assunto, mas preferiu não se manifestar sobre a decisão de Lula de conceder anistia a militares.
CYNEIDA CORREIA – Folha BV
Comentários Folha BV – Vejam
Nome:
CARLOS RABELO Data: 14:00:38 - 14/01/2010
Não é porque são policiais que não podem fazer valer os seus DIREITOS, tem sim que acabar com essa pouca vergonha nesse estado onde o poder fala mais alto. Além disso o salários que esse militares recebem é uma vergonha. A mesma ocorre com quem nos ensina os professores que na reinvindicação dos seus direitos são também pisoteados. Parabenizo a classe de bombeiros e militares que buscaram os seus direitos, temos que tratar todos com iguadade e fraternidade como ensinou JESUS o grande mestre e não com truculências como fazem alguns coroneis neste Estado. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMENTÁRIOS
Nome:
Uailan Santos Data: 14:00:40 - 14/01/2010
Viva a vitória da Polícia e seus familiares!!! A luta foi árdua, mas o gosto da vitoria é o que nos nutre e nos enche do orgulho de ser Policial. Gostaria de parabenizar a todos da APBM que mostraram mais uma vez que não é um grupo de baderneiros, mas trabalhadores honrados e que não baixaram suas cabeças para um regime caduco que teima em querer sobreviver... Gostaria de parabenizar os nobres companheiro Sampaio por sua garra e coragem, meu irmão estou contigo, ao Nazário, sensato, a Luana Coutinho, Quézia, Nelson Barros, Da Silva, e tantos outros que arriscaram suas vidas e as das suas famílias para que pudéssemos encarar essa meia dúzia de Oficias que por direito nem deviam estar nos postos que estão... Hierarquia e disciplina, não é humilhação e farda, é funcionalidade e satisfação em ser policial e isso não foi abalado!!! Policia MILITAR, sé existe no Brasil e Turquia, rumo à desmilitarização!!!!
COMENTÁRIOS
Nome:
João do caminhão Data: 13:00:26 - 14/01/2010
Senhor coronel da reserva, se esses nobres guerreiros, que lutaram sobretudo por dignidade, por melhores condições de servir a sociedade, que trabalham na linha de frente da polícia dia e noite com salários miseráveis, num trabalho quase que totalmente autruista, não servem para serem militares? acredito que pessoas envolvidas em grupos em grupos de extermínio, tráfico internacional de drogas e outros CRIMES DE GRANDE POTENCIAL OFENSIVO À SOCIEDADE, ESSES SIM NÃO SERVEM PARA O MILITARISMO! Não cuspa pra cima! Pense nisso!
COMENTÁRIOS
Nome:
CARNEIRO Data: 13:00:17 - 14/01/2010
A todos militares que com coragem e visão de futuro lutaram contra alguns que se acham DONOS da corporação, jamais contra a população e sim afavor de seus legitimos direitos civis que é de oportunizar melhor conforto a sua casa (FAMILIA). PARABENS A ESSES VITORIOS
COMENTÁRIOS
Nome:
MARIA MARILENE DO NASCIMENTO Data: 12:00:44 - 14/01/2010
AGORA DIGO! ELES VÃO TER Q ENGOLIR.ESSE FOI UM GRANDE PASSO RUMO A DERRUBADA NO MILITARISMO NAS POLICIAIS.MILITARISMO É PRA FORÇAS ARMADAS OU SEJA PRA GUERRA E NÃO PARA A POLÍCIA QUE TRABALHA PARA O CIDADÃO CONTRIBUINTE. NÃO SOU POLÍCIAL MAIS ADMIRO A POLÍCIA BRASILEIRA. VIVA, VIVA, VIVA A VITÓRIA...RSRSRS!!!!
COMENTÁRIOS
Nome:
pedro alvares Data: 12:00:25 - 14/01/2010
fizeram uma greve nao pensando na populaçao pois duas pessoas morreram em virtude da falta de viaturas cbm (retida pelos manifestantes no quartel do bombeiros), essas vidas foram ceifadas por causa da ignorancia de alguns... e as vidas perdidas ...faram oque com as suas conciencias! pensem nisso antes de fazerem uma greve regrada a churrasco e sexo dentro do quartel.
COMENTÁRIOS
Nome:
Maria Jose Data: 12:00:59 - 14/01/2010
A vida militar é baseada em dois princípios: hierarquia e disciplina. Essa atitude populista do presidente Lula abre um precedente perigoso, onde tais princípios foram atropelados e assim prevalecerá a impunidade.
COMENTÁRIOS
Nome:
Junot Brito Data: 11:00:33 - 14/01/2010
É hora de consolidar a nossa vitória. Não há espaço para a arrogância e revanchismo. Esperamos maturidade para comemorar junto àqueles que foram solidários aos nossos ideais, mas, por motivos diversos, não puderam nos acompanhar em nossa saga. Eu agradeço a toda a diretoria da APBM, sobretudo a Francisco Sampaio (presidente), Nazário (vice-presidente), Vagno (jurídico) e Richarley (executivo); meu muito obrigado às diretoras da AFAPBM que se mantiveram serenas, sem se vender - pois dignidade não tem preço!
COMENTÁRIOS
Nome:
Jairo F. M. Elgaly Data: 10:00:41 - 14/01/2010
Gostaria de parabenizar a audácia desses Guerreiros, os quais, contra tudo e contra todos - vislumbrando a dignidade da pessoa humana - conquistaram o inesperado! Parabenizo, também, o Francisco Sampaio (presidente da APBM-RR), pela coragem e determinação. Felicito o Cb Nazário, Sd Vagno, e também Junot Brito, pela sua bela história de luta que sempre condenei. ESTES SIM, PRESTAM PRA TUDO - MENOS PARA SER MILITARES.
COMENTÁRIOS
Nome:
angela Data: 10:00:52 - 14/01/2010
Estou muito felis por eles....acho um absurdo, principlamente no contexto de modernidade que o mundo se encontra, nao ter sido extinto o militarismo e as leis que punem o direito de brigar pelos seus direitos trabalhistas.....VIVA PRESIDENTE LULA!!!!
COMENTÁRIOS
Nome:
NIXON CAMPOS MAFRA Data: 10:00:57 - 14/01/2010
A RESPEITO DA ANISTIA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS, É UMA VITÓRIA DA DEMOCRACIA, DEMOSNTRA A PREOCUPAÇÃO DE DIVERSAS ASSOCIAÇÕES MILITARES QUE REALMENTE LUTAM PELOS INTERESSES DE SEUS ASSOCIADOS E JUNTAMENTE COM O SENADO E A CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS SE SENSIBILIZARAM E NÃO FECHARAM OS OLHOS PARA OS PROBLEMAS QUE PASSAM OS MILITARES ESTADUAIS, QUERO PARABENIZAR TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DOS MILITARES ESTADUAIS, O SD SAMPAIO -PRESESIDENTE DA APBM, OS NOSSOS AMIGOS DA ANASPRA CB JEÁS-ANASPARA/RN E SD PRISCO-ANASPRA/BA E A TODOS AOS HOMENS GUERREIROS DA PM E CB QUE ESTIVERAM NO MOVIMENTO.
COMENTÁRIOS
Nome:
Bruno Data: 09:00:15 - 14/01/2010
Muita palhaçada mesmo, já não se repeita nada e uma das poucas leis que eram respeitadas e se faziam cumprir pq era independente e severa vem o lula eleitoreiro e faz mais uma das suas, bem mas ex-sindicalista né, qual a moral dos superiores hierarquicos milicos agora e tomara q tenham mais greve novamente afinal tudo vira pizza mesmo.
COMENTÁRIOS
Nome:
Luana Coutinho Data: 08:00:59 - 14/01/2010
Isso é o resultado de um intenso trabalhos de militares de todos Brasil, esses comandante vão ter que arrumar um aquivo bem grande pra colocar toda a papelada que eles fizeram em vão e olhar para quem participou do movimento com respeito e sem fazer cara feia rsrrsrs Parabens a todos que participara do movimento e meus pesames a quem queria punir os militares, claro, os oficiais!!!!
COMENTÁRIOS
Nome:
Erika Data: 07:00:19 - 14/01/2010
Ainda bem que temos pessoas como o presidente Lula,que diante da Pressão de coronéis,que só pensam em seus cargos e no seu bolso,assinou essa lei que beneficia os praças,que trabalham muita das vezes sem condições e chegando até tirar dinheiro do próprio bolso para não deixar a população sem segurança,e esses coronéis que só servem para puxar o saco do governador.
COMENTÁRIOS
Nome:
Saulo Chaves Data: 07:00:56 - 14/01/2010
Os comandantes militares têm mesmo é que ficar em silêncio, pois a anistia aos policiais e bombeiros foi mais que justa, uma vitória sobre a lei do coronelismo vivida neste estado e que remonta uma distante e vergonhosa história de nosso passado durante a república velha, bem como os tempos sombrios da ditadura. Foi uma derrota dos oficiais, um baque em seus egos e uma vitória de toda classe trabalhadora que luta por condições de trabalho e salários mais dignos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.