quinta-feira, 24 de março de 2011

Roraima vive situação de insegurança pública, afirma Brito

Os constantes assaltos a empresários do ramo atacadista e supermercadista do Estado foi tema do pronunciamento do deputado Brito Bezerra (PP) durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (22). O parlamentar recebeu a visita de empresários do ramo Atacadista e Supermercadista essa semana e a pauta discutida por eles versou sobre a falta de segurança nas ruas capital e em todo o Estado.

O objetivo do encontro foi colher informações que vão subsidiar a audiência pública solicitada pelo parlamentar e encaminhada à presidência da Casa, convocando as autoridades da área da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) para audiência pública, no sentido de prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Esta audiência marcada para esta quarta-feira (23), mais foi cancelada, pois a secretaria solicitou mais tempo para colher informações que fariam parte do relatório que auxiliara a sessão. “Quanto mais se adia o problema, mais ele se alastra. Vamos articular para que essa audiência aconteça ainda esse mês. Temos a obrigação de atender as necessidades do povo”, disse, indignado.

Conforme o parlamentar, a polícia não tem estrutura operacional e física para atender as demandas do Estado. “O governo precisa reforçar a segurança. Não vemos policiais nas ruas e a cada momento cresce a sensação de insegurança em Roraima. A saída encontrada pelos empresários é investir com recursos próprios, mas com o alto custo tributário fica inviável investir em segurança orgânica”, reforçou mais uma vez o parlamentar em seu pronunciamento.

Restaurante do popular

O deputado comemorou a reabertura do restaurante popular mantido pela prefeitura de Boa Vista. “As duas unidades agora poderão atender novamente um grande número de trabalhadores que almoçam todos os dias na capital”, ressaltou.

Brito criticou o Governo estadual sobre o fechamento do restaurante mantido pelo Poder Executivo e disse que recursos no montante de pouco mais de R$3 bilhões em 2010 ‘não foram suficientes’ para mantê-lo aberto. “Não temos emprego, a saúde é precária, a educação esta em ruínas e agora a alimentação também esta comprometida. Cadê o dinheiro do vale-alimentação, que desde outubro não é pago aos beneficiários? Onde esta o dinheiro do pró-custeio, da bolsa estudo e do restaurante popular? Não vemos obras no Estado e as demissões acontecem todos os dias. Para onde vai tanto dinheiro?”, criticou o parlamentar.

Brito foi categórico ao cobrar da Assembleia a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. “O povo espera de nós toda a lisura. As denúncias da saúde são muito graves e devemos investigar ao máximo para que os culpados sejam penalizados”, explicou.

Apartes

O deputado Soldado Sampaio (PC do B) reiterou o discurso do parlamentar e disse que a audiência pública vai esclarecer pontos ‘importantes’ sobre o problema no Estado e elogiou a Secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento do Estado, Shéridan de Anchieta em assumir publicamente a elaboração e criação de um estatuto que regulamenta a legislação dos Policiais Militares.

“Estou feliz com a atitude de Shéridan, mas ao mesmo tempo envergonhado, pois apesar de tantas autoridades ligadas ao assunto, quem teve o interesse de tomar frente foi a primeira-dama”, disse.

O segundo vice-presidente da Casa, deputado Coronel Chagas (PRTB) lamentou a postura do membro da bancada da oposição, deputado Soldado Sampaio pela crítica ao governo. “Se o governo não faz, todos criticam, se faz, criticam da mesma forma. A primeira-dama se solidarizou com a classe militar para contribuir que o Projeto seja encaminhado o mais rápido possível para a Assembleia. A equipe do governo deve trabalhar em sintonia e é isso que Shéridan vem fazendo, acelerando todo o processo”, assegurou.

KÁTIA BEZERRA – SECOM/ALE-RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.