quarta-feira, 6 de abril de 2011

PMCE demite policiais que dormiram na viatura

 

Pois é… O Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Coronel Werisleik Ponte Matias, demitiu três policiais militares que foram flagrados dormindo durante o serviço, por volta das 4 horas da manhã. Os três estavam em estágio probatório, pois ingressaram em 2009 na corporação, condição que facilitou a punição de demissão.

O Jornal O POVO descreveu como se deu o fato:

Na madrugada do dia 11 de agosto de 2010, os três policiais foram presos, em flagrante, acusados de dormir na viatura, durante o horário de serviço. A Hilux estava estacionada dentro de um colégio no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Uma das fiscais do Ronda foi até o local e fez o flagrante.

Segundo documento da Polícia Militar a que O POVO teve acesso, os soldados do Ronda teriam entrado em contato com o vigilante da escola e colocado o carro dentro do colégio, numa área com pouca iluminação. Em seguida, os PMs “apagaram as luzes do veículo, subiram os vidros laterais e, com o ar-condicionado ligado, passaram a dormir no interior da viatura.”

A fiscal do Ronda sentiu falta dos policiais rondando a área do Vila Velha e recorreu ao sistema de monitoramento via satélite implantado nas viaturas. O GPS apontou que o veículo estava no colégio. A oficial foi até lá e, com uma lanterna, acordou os soldados. O flagrante foi por volta das 4 da madrugada.

Os soldados Francisco Felipe de Medeiros Oliveira, Carlos Henrique Silveira da Silva e Antônio Marley Alves Ferreira responderam a processo administrativo. Coube ao comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, decidir pela demissão.

Leia toda a matéria…

Não há dúvida de que, caso os fatos tenham ocorrido como descrito, houve má fé por parte dos policiais. Nós, policiais, exigimos muito que nossas instituições  sigam o perfil de eficiência das empresas privadas, e provavelmente a conduta dos PM’s está totalmente em desacordo com esse pensamento. Por outro lado, é preciso saber se a decisão do comando em demitir os policiais está isolada na prática correicional da PMCE, de modo que infrações mais graves que esta sejam toleradas – o que se configuraria injustiça.

Mas apenas os policiais militares do Ceará podem dizer, ao certo, se o caráter da punição foi justo ou não. E você, caro leitor, como vê a medida?

Fonte: Abordagem Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.