terça-feira, 13 de março de 2012

Sem Cédula C, PMs não conseguem declarar o imposto de renda

 

Representantes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Estado de Roraima (APBM/RR) procuraram a folha para reclamar sobre a demora na entrega da Cédula C, documento necessário para realizar a declaração do imposto de Renda Pessoa Física.

A Coordenadora Geral da Associação, Quésia Barreiro Mendonça, disse que essa não é a primeira vez que o atraso na entrega do documento para os Policiais Militares estaduais acontece.

“Todo ano é a mesma coisa, já procuramos o setor que cuida da emissão da Cédula C, mas o que foi informado é que a impressora utilizada na impressão do documento estaria quebrada. Temos conhecimento de que em outras secretarias o procedimento de impressão já pode ser feito pela internet, consideramos que isso é um descaso com a classe”, assegurou.

Os Policiais cobram um sistema mais atualizado para que estes transtornos em época de Declaração de Imposto de Renda sejam evitados. Atualmente, conforme dados da associação, existem 946 Policiais militares na ativa que precisam realizar a Declaração de Imposto de Anualmente. “Todos sabem que quanto mais rápido for entregue a Declaração, mais cedo será a restituição”, lembrou.

A Receita Federal brasileira determina que a Cédula C deve ser até o último dia útil de fevereiro, ou seja, teria que ter sido entregue no dia 29, o que não ocorreu conforme a denúncia feita pelo órgão representante da classe.

A Receita esclarece ainda que fonte pagadora que deixar de fornecer aos beneficiários dentro do prazo, ou fornecer com inexatidão o informe de rendimentos e de retenção do imposto, fica sujeita ao pagamento de multa equivalente a R$ 41,43 por documento. Em uma conta rápida feita durante a reportagem, foi possível estimar que a PM já teria que pagar à RF em decorrência do atraso na entrega do documento a quantia de R$ 39.192,72, levando em consideração o numero de Policiais Militares estaduais existentes no quadro.

PROVIDÊNCIAS - A associação disse que irá procurar a Receita Federal em Roraima para solicitar ao órgão que notifique a Policia Militar quanto ao atraso na entrega da Cédula C.

PM - A reportagem procurou a Policia Militar para saber o motivo do atraso na entrega. O capitão Ilmar, responsável pelo Departamento de Assessoria do Gabinete do Comando Geral, disse que a informação sobre a impressora quebrada não procede e que os documentos já estão impressos e começarão a ser entregues hoje. O atraso, segundo ele, ocorreu por problemas burocráticos no processo de união das informações dos funcionários. (T.R).

Fonte: Folha Impressa (FOLHABV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.