sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Feliz Dia do Soldado brasileiro

 

O Dia do SOLDADO brasileiro foi convencionado para ser lembrado em memória de Luís Alves de Lima e Silva, o Patrono do nosso Exército que é mais conhecido pelo povo brasileiro como Duque de Caxias.

Luiz Alves de Lima e Silva nasceu em 25 agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Rio de Janeiro.

Ingressou-se na Academia Militar aos 15 anos de idade, em 1822, arquitetou a Guarda Imperial de D. Pedro I. Um ano após, foi submetido ao batismo de fogo ao entrar em campanha para combater na Bahía. Depois disso, participou nas ações militares da Balaiada  (balaiada: foi uma revolta de caráter popular, ocorrida de 1838 até 1841 no interior da chamada Província do Maranhão).

Para as ações de combate foi nomeado Presidente e Comandante das Armas da Província, o coronel Luiz Alves de lima e Silva, que venceu os revoltosos na Vila de Caxias. Por ter conduzido eficazmente esse conflito, foi promovido a General e condecorado recebendo o título de nobreza – “Barão de Caxias”.

Diante deste feito, então inicia-se a fase de O pacificador. Foi então nomeado a Presidente da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares. A sua ação militar e diplomacia, levam-na a assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Desta feita, foi nomeado Conde de Caxias.

 

Associação dos Policiais e
Bombeiros Militares de Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.