segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Participem da Comunidade “Anistiados” no Orkut

Para quem tem orkut, venham participar da comunidade “Anistiados - Roraima”, criado pelo SD PM JUNOT BRITO, cujo intuito é reunir todos aqueles que estavam respondendo por quaisquer procedimentos adotados pela Polícia Militar do Estado de Roraima, referente a manifestação ocorrida no ano de 2009 por melhores condições de trabalho, salários, regulamentações e cobrança das promessas não cumpridas pelo Governador Anchieta Júnior. Os interessados em participar da comunidade, acessem o endereço:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97734941 

ou

cliquem aqui.

orkut

O que é uma Comunidade no Orkut?

Comunidades

As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade.

Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O orkut, até pouco tempo atrás, não permitia que seus usuários publicassem imagens em suas postagens, muito menos que tivessem autonomia na alteração do código HTML. Recentemente, foi adicionada uma função que permite aos membros que utilizem HTML, mas isto apenas pode ser feito se o dono da comunidade o autorizar. Muitos insistem para que essa função não seja usada, temendo que os erros tornem-se mais frequentes.

Cada comunidade poderá ter uma imagem (geralmente relacionada ao seu tema) e uma descrição explicando como ela é.

Há três recursos oferecidos por comunidades:

  • Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outros. Há também a opção de pesquisar nos tópicos do fórum. Com isso algumas comunidades se tornaram um recurso para sites colocarem links para filmes, e-books, etc.
  • Enquete: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.
  • Evento: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.

Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros e excluir a comunidade. De forma parecida, os mediadores podem fazer quase tudo isso, mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador e muito menos modificar a descrição da comunidade ou a foto dela. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.

Para a privacidade há o recurso de restringir quem vê o forum da comunidade, podendo escolher entre as opções: somente os membros vêem o fórum e qualquer pessoa poderá ver o fórum. Adicionalmente há um recurso em que o dono da comunidade poderá colocar notícias sobre o determinado assunto na comunidade. O recurso mostrará as notícias na página inicial da comunidade.

Qualquer usuário com uma conta pode criar uma comunidade sobre qualquer tema, e participar de uma. Com isso o número de comunidades se torna grande, chegando a um total de 47.092.584 comunidades no dia 24 de março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.