domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cães policiais atuam no Amazonas

Dois cães farejadores pertencentes ao Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Roraima participaram de uma mega-operação realizada dia 23 de fevereiro, em Tabatinga (AM), que resultou na apreensão de 600 quilos de cocaína.

Sansão, um pastor belga de Malinois, e Nina, cadela da raça labrador,  conduzidos pelo 3º sargento PM Edvaldo Almeida e o soldado Claumir Medeiros, que integram a Força Nacional, ajudaram na apreensão dos narcóticos.


A operação denominada “Três Fronteiras” continua por tempo indeterminado e reúne Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Militar do Amazonas.


O canil conta atualmente com 15 animais que atuam no combate à criminalidade e 12 policias militares do Bope.  Os cães são preparados para serem usados no controle de distúrbios civis, no faro de narcóticos e explosivos e em apresentações de adestramento.


De acordo com sargento Amauri Oliveira, do Bope, o uso do animal no policiamento traz uma vantagem pelo fator intimidador. “Na rua, o cão, muitas vezes, vale por dois ou mais policiais”, observa ele.


O adestramento do animal dura em média um ano. No Canil eles são acompanhados por uma veterinária, recebem alimentação especial à base de ração e suplemento alimentar e todos os cuidados de higiene.


Conforme explicou Amauri, o cão adestrado não oferece risco à população. “O animal só ataca após um comando do condutor, ou se alguém tentar agredir o policial”. Os PMs que atuam no Canil são responsáveis pelo adestramento dos animais, após concluírem cursos específicos.


Segundo Amauri, o uso dos cães nas operações da Polícia Militar é frequente. Além dos que estão na operação no Estado do Amazonas, três cães estão envolvidos em uma missão policial na penitenciária de São Luiz do Anauá.


Em sua maioria, os animais são doados para a companhia. “Caso alguém queira doar um cão para ao Canil, basta fazer o contato e nós iremos avaliar”, explicou Amauri. Os critérios considerados na avaliação são: raça, agressividade, condicionamento físico e idade.

 

Fonte: FolhaBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.