sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Crimes revelam novo perfil de bandidos

 

ANDREZZA TRAJANO – FOLHABV


Os últimos crimes de maior proporção registrados em Boa Vista, reforçam que a ação e o perfil dos bandidos evoluíram nos últimos anos, com o crescimento da cidade. A famosa tranquilidade de viver na capital parece que ficou no passado. É preciso atenção redobrada ao andar nas ruas e ao entrar ou sair em casa.

No início do mês, foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) um crime de extorsão mediante sequestro. Um fazendeiro foi sequestrado pelo próprio sobrinho que exigia dinheiro e gado para libertá-lo.


Outros dois crimes de roubo com privação de liberdade, ocorridos esta semana, têm semelhança e podem estar ligados. O primeiro foi de uma professora que foi levada do estacionamento de uma faculdade dentro do carro dela por bandidos armados. O segundo caso é de três mulheres que foram levadas da casa delas dentro do veículo da família por homens armados. Em ambos os casos elas foram libertadas horas depois.


O sequestro não tem ligação com os dois roubos garante a delegada Luciana Kulay, do 1º DP, que comanda as investigações. Ela não pode revelar mais detalhes dos crimes, que estão sob sigilo, mas garantiu que em breve devem ser solucionados. A Polícia Civil tem utilizado todos os recursos disponíveis dos setores de perícia, criminalística e identificação para encontrar os criminosos.


Ela orientou a população para que quando realize saques de quantias de alto valor esteja sempre acompanhada de outra pessoa e atente para perceber se não está sendo vigiada ou seguida por algum desconhecido. Os bancos possuem câmeras de segurança e os caixas eletrônicos têm limites de saque de até R$ 100,00 no período da noite, mas a segurança pessoal também deve ser priorizada.


A delegada igualmente recomendou para que não se estacione veículo em local escuro e sem movimentação e que ao entrar ou sair de casa, o morador observe se existe alguma pessoa estranha próxima ao local. 


A Sesp (Secretaria de Segurança Pública) tem em seu site (www.sesp.rr.gov.br) uma cartilha com dicas de segurança. Outras informações podem ser obtidas na Central de Comunicação da Polícia Civil, por meio do telefone 197 ou no 0800 95 1000.

Cresce número de casos de arrombamento de veículos

Outro crime registrado nos últimos dias e que tem chamado a atenção das autoridades policiais é o de arrombamento de veículos. No final de semana passado foram 14 ocorrências.


A delegada Luciana Kulay não atribui o crime a uma quadrilha especializada, mas a ação principalmente de usuários de entorpecentes que roubam objetos deixados dentro dos carros para trocar por drogas.


Inclusive um homem foi preso há duas semanas e apontado com um dos autores dos arrombamentos. Com ele foram encontrados notebooks, monitores de computadores e outros objetos que ele admitiu roubar para trocar por drogas.


Outra linha de investigação utilizada por ela está relacionada ao furto de objetos em veículos que estavam com alarme de segurança, mas que não foram arrombados. “Neste caso, vamos buscar informações junto às montadoras desses veículos para saber se existe um controle universal que possa ou não destravar esses carros”, enfatizou.


A delegada recomenda a população para que não deixe visível no banco do carro notebook, bolsa, carteira, “nada que possa chamar financeiramente a atenção”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.