terça-feira, 13 de abril de 2010

Policiais do BOPE são treinados para atuar em condições especiais

timthumb[1] Criado em 9 de maio de 2008, por meio do decreto governamental 8.930, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) tem suas origens na extinta Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE).
Mantém em sua estrutura o Canil, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e a Força Tática. Hoje é comandado pelo major Elias Santana.
Com um efetivo de 56 policiais militares devidamente treinados, o Bope tem como missão principal atuar em situações especiais, quando as ações fogem ao controle das forças regulares da Polícia Militar. “É um instrumento gestor das operações da PM”, reforma Santana.
A Rocam age diariamente no monitoramento do setor bancário – durante o horário de funcionamento, das 8h às 15h – e da área comercial à noite. São quatro policiais sobre motocicletas durante o dia e quatro à noite.
O Canil conta com 12 policiais treinados para atuar com seus cães nas diversas missões, especialmente no farejamento de entorpecentes, operação de controle de distúrbio civil, resgate de reféns, operações na selva, rebelião em estabelecimento prisional, escolta de presos de alta periculosidade e patrulhamento em corredores bancários e comerciais.
A Força Tática, composta de 20 policiais militares, está em atividade 24 horas por dia, atuando em ocorrências de maior relevância. Usa armas longas e seus homens são treinados para dar apoio em situações de estresse comprovado.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) tem a missão de dar resposta final para a solução de conflitos. O treinamento desse grupo, que fica aquartelado, é diário.
“O GATE só sai quando há ocorrências de grande porte”, diz o comandante, destacando ocorrências com reféns, roubo a banco, reintegrações de posse, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.