O dia 07 de setembro está cheio de valores, muitos deles necessitam ser resgatados nos nossos corações, porém, como um bom baiano, o dia 02 de julho tem um sentido especial para mim; na Bahia, entretanto, é no seguinte dia 2 de julho que as tropas portuguesas acabaram definitivamente expulsas, sacramentando a independência. As lutas no Recôncavo baiano foram cruciais para a conquista da liberdade.
Mas foi justamente nesta manhã, sétimo dia do mês de setembro, que meu filho acordou cedo e correu para o meu quarto perguntando: “Não é pai, que o senhor não vai preso se marchar errado?”
Minha esposa não conseguia controlar os risos enquanto eu forçava segurar as lágrimas. Fiquei emocionado porque enquanto um garoto de cinco anos havia compreendido o que é o arbítrio, a injustiça e a luta pela dignidade, muitos confundem essas coisas com subversão.
Com certeza o meu filho não conheceu o João Cândido Felisberto da Revolta da Chibata, em 1910, que se rebelara com as 25 chibatadas sofrida pelo seu companheiro de farda, mesmo após a abolição de castigos corporais. Mas, ele conheceu uma geração de homens e mulheres que não se intimidam; policiais e bombeiros militares que, de igual forma, sofrem por trabalhar em jornada de trabalho além dos limites constitucionais e por, mesmo sendo estaduais, serem punidos por uma legislação federal – tudo isso com a omissão e ação de alguns órgãos que deveriam denunciar tal prática ou julgá-la ilegal.
Precisamos ser patriotas sim, militares talvez, mas termos sempre a certeza de que “Hierarquia e Disciplina” devem ser substituídos por dois novos pilares, “Probidade e Denodo”. Os pilares antigos devem ficar a cargo da Gestão de Pessoas de Chiavenato e da Teoria da Burocracia de Weber, e em nada devem ser desgastados, sobretudo devem ser tratados com profissionalismo em vez de tradição.
Que não tarde o dia em que ficaremos independentes de um passado sangrento e viveremos num Brasil dependente da dignidade da pessoa humana.
Coordenador Jurídico da APBM/RR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.