quinta-feira, 31 de março de 2011

APBM participa de Audiência Pública na ALE-RR

 

Quem esperava das entidades de classe (associações e sindicatos) que representam a Segurança Pública e os comerciantes do Estado, impressionaram-se com as matérias colocadas a respeito da Segurança Pública.

Quem conduziu a Audiência Pública foi o então eleito Deputado Cel. Chagas, que realizou a abertura e convidou as autoridades para comporem a mesa.

Cada entidade de classe teve o tempo de 03 (três) minutos para explanar o problema da Segurança Pública, tempo vergonhoso para uma audiência onde se mostram as necessidades da Segurança.

Mas o ponto positivo foi quem em 03 (três) minutos para quem achou que não daria para nada, acabou engolindo muitas coisas forçadamente. A APBM por meio do CB NAZÁRIO que estava representando a Instituição em Plenário, começou falando das deficiências dos destacamentos da PMRR,enquanto explanava sobre o assunto passava-se slides com fotos mostrando a atual realidade dos prédios, casas de apoio, reservas de armamento, ou seja, mostrou toda a estrutura que o militar tinha no interior e ainda com o pouco tempo que restava ainda foi possível mostrar a realidade dos estabelecimentos prisionais do Estado (Cadeia Pública Masculina e Feminina, Penitenciária Agrícola, etc), Reservas de Armamentos, Guarda do CPC, CSM, etc.

Notava-se o interesse de todos, inclusive dos Oficiais presentes, pelas fotos que foram mostradas em vários telões na ALE-RR.

Foi o momento de mostrar a realidade da Segurança Pública em nosso Estado e assim fizeram as Associações, Sindicatos e a classe dos comerciantes, dando exemplos, mostrando reportagens, fotos e testemunhas.

O senhor Cel. Chagas quis impedir o pronunciamento de um representante e foi questionado pelos deputados presentes e acabou cedendo a pressão e o representante soltou o verbo.

Quando foi passado a palavra aos Deputados, estes colocaram pontos essenciais e cruciais para as melhorias para a categoria como: aumento no repasse de verbas para a Segurança Pública, concurso público por localidade, construção e reformas das  delegacias e prédios da PMRR, entre outros pontos.

O líder do Governo na ALE-RR(Joaquim Ruiz), disse que destinaria R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) de sua emenda para a Segurança Pública e solicitou que os Deputados (Cel. Chagas, Sd Sampaio e Sgt Damosiel) fizessem o mesmo, mas de forma integral, pois cada deputado possui uma verba de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões) para destinar aos setores do Estado por ano.

Só que ainda tem um grande problema, estas verbas só podem ser destinada para o Planejamento Orçamentário de 2012, enquanto isso estaremos padecendo de um grande milagre para que algo melhore na Segurança Pública.

Quando entrou o Deputado Soldado Sampaio, este questionou as promessas do Comandante Geral da PM e do Secretário de Segurança, onde estes enfatizou que esteve a frente de uma manifestação no dia 30 de Março de 2009 e que o Secretário de Segurança, os Comandos da PM e BM e demais autoridades assinaram um Termo de Compromisso sobre o que até hoje estamos reinvindicando, que hoje estamos com os mesmos motivos para estourar outro movimento, pois a causa é a mesma!

Por isso ele disse: “Eu só acredito vendo!”, pois vocês não horaram com seus compromissos.

Disse diretamente ao Secretário de Segurança que ele parecia a Rainha da Inglaterra, que só desfila e não faz nada para melhoria das Classes de Segurança Pública.

Todos aplaudiram o pronunciamento de Sampaio e quando o Secretário teve a chance disse claramente não ter gostado das palavras do Deputado “Soldado” Sampaio, onde este fez questão de mencionar o “Soldado”, questionando suas palavras de maneira jocosa, que segundo o Dicionário Aurélio significa “Que provoca o riso; chistoso, faceto, alegre.”

O Deputado Estadual Brito disse que enviou um requerimento ao Secretário pedindo explicações e atuações após a Audiência e enfatizou que estará acompanhando as devidas providências que o Secretário vier a tomar.

A Audiência foi encerrada e não foi reaberta, pois o Deputado Cel. Chagas deu uma vacilada e simplesmente esqueceu deste detalhe.

A seção sempre é reaberta para garantir o direito de réplica aos Deputados que foram citados pelas autoridades presentes.

Vamos esperar para acompanhar que medidas serão tomadas durante a semana. A APBM estará marcando com os comandantes de unidades reuniões para pautar necessidades levantadas pelo militares da tropa.

Aguardem…

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.