terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Corpo de Bombeiros comemora dez anos

 

A abertura das comemorações foi realizada ontem, em solenidade no quartel do Corpo de Bombeiros

Por: OZIELI FERREIRA

O Corpo de Bombeiros está completando dez anos de emancipação em Roraima. A solenidade, dando início às atividades em comemoração a esta data, aconteceu ontem no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com a presença da primeira-dama, Shéridan de Anchieta, representando o governador, José de Anchieta. Também estiveram presentes o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) e o comandante da Polícia Militar, Gleysson de Sousa. Na solenidade, foram entregues as boinas aos estudantes que fazem parte do projeto Bombeiro do Futuro, a promoção por tempo de serviço de quatro militares, a passagem para inatividade de três militares e a abertura da Semana de Prevenção de Acidentes.

Segundo o comandante da instituição, coronel Manoel Leocádio de Meneses, o Corpo de Bombeiros se emancipou da Polícia Militar em 2001 e a partir desse momento começou a caminhar por conta própria, acumulando diversas conquistas. “Desde a emancipação tivemos muitas conquistas. Por exemplo, tivemos a construção desse quartel [do Comando Geral], a aquisição de novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, embarcação, motor de polpa, equipamentos de altura, aquáticos e terrestres”, informou.

Para ele, a aquisição desses equipamentos foi de extrema importância, uma vez que o trabalho que desenvolvem no Estado requer a utilização desses instrumentos. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão: combate a incêndio, guarda-vidas, resgate e primeiros socorros. O coronel disse que em pouco tempo a corporação cresceu em termo de credibilidade e já faz planos para o futuro. “Espero que daqui a dez anos o Corpo de Bombeiros esteja implantado nos municípios de Boa Vista, como Rorainópolis, Pacaraima, Bonfim. Queremos expandir a presença física da corporação para todo o Estado”, destacou. Hoje a corporação é composta por 290 pessoas e, de acordo com ele, consegue dar conta da demanda.

Para o bombeiro e coordenador administrativo da Associação dos Policiais e Bombeiro Militar do Estado de Roraima (APBM–RR), Richarley Carneiro, a emancipação proporcionou à corporação ter orçamento próprio, o que possibilitou mais autonomia. “Estamos com uma administração excelente, o ano passado foi de muitas conquistas. A carga horária, por exemplo, não é mais tão exaustiva, trabalhamos um dia e folgamos três. Para o ano que vem está previsto vários cursos e isso é muito bom”, disse.

De acordo com Richarley, a APBM–RR, por meio da Lei 051, de 28 de dezembro de 2001, conseguiu benefícios como: auxílio-alimentação, gratificação de interiorização, gratificação de risco de vida e auxílio-fardamento. Entretanto, deixa a desejar em alguns quesitos. Segundo ele, os associados estão reivindicando diversos benefícios relacionados às questões funcionais por meio do estatuto, como plano de carreira e lei de remuneração, e até agora ainda não foram atendidos. A associação completará 10 anos em abril de 2012 e possui 650 associados entre policiais e bombeiros.

EMANCIPAÇÃO - O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) foi criado em 26 de novembro de 1975, como órgão de execução da Polícia Militar do Ex-Território Federal de Roraima.  Após 26 anos de ligação com a PM, o CBMRR conquistou sua emancipação, que foi efetivada pela Emenda Constitucional nº 011, de 19 de dezembro de 2001.

A emancipação proporcionou à corporação crescimento e estruturação. Em 10 anos, aumentou sua frota de veículos, revitalizou viaturas operacionais, adquiriu novos equipamentos operacionais e de informática, incluiu através de concurso público 200 novos membros e conquistou seu Quartel do Comando Geral na avenida Venezuela, bairro Pricumã, além de ter reformado e ampliado o Posto Avançado do Cambará e do Batalhão de Caracaraí.

PREVENÇÃO - A primeira Semana de Prevenção de Acidentes realizada pelo Corpo de Bombeiro, em comemoração aos seus 10 anos de atuação em Roraima, começou ontem e segue até o dia 23 deste mês. Na programação estão incluídos entrega de panfletos nas ruas com a participação dos Bombeiros do Futuro, orientação para a população sobre noções de primeiros socorros e palestras sobre prevenção acidentes. Além de orientação para empresários do centro comercial de Boa Vista de como regulamentar suas edificações.

Acontece também uma exposição, no Portal do Milênio, de material do Corpo de Bombeiros. Ainda faz parte da programação de comemoração o torneio de Futebol Society Coronel Raynner Vicente de Souza. E no dia 22 de dezembro acontece a confraternização entre os militares na AABB. A mesma programação realizada aqui em Boa Vista será feita em Caracaraí, onde há uma base do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.