Não há como negar que Boa Vista enfrenta um momento delicado de insegurança diante da criminalidade que não perdoa mais nem o pobre que caminha na rua. Os bandidos, cada vez mais audaciosos, atacam para tomar um simples relógio de um transeunte a comércios do Centro aos bairros.
Trabalhar à noite em postos de combustíveis, farmácias, revendedoras de bebidas e lojas de conveniência tornou-se uma profissão de risco. E os larápios nem se intimidam mais com câmeras e alarmes.
Ter uma moto nova também é motivo para andar sobressaltado, pois os assaltantes atacam em via pública, estimulados com a possibilidade de vender o veículo na Guiana por algum dinheiro ou trocá-lo por droga. Não há mais sossego.
Mas um fato é preciso destacar: as primeiras ações que as polícias estão fazendo, com blitze e abordagens, são um bom começo para começar a colocar a situação em ordem. Reagir é a única forma de frear a sanha dos bandidos.
Essas abordagens são imprescindíveis para inibir os criminosos que andam armados e até mesmo para reduzir os acidentes de trânsito. Mas as ações precisam ser efetivas, rotineiras e em toda a cidade. Não se pode setorizar fazendo crer que os bandidos só estão nas áreas periféricas.
Em outro detalhe: somente polícia na rua não resolve o problema da segurança pública. Porém, nesse momento em que o Estado está perdendo para os bandidos, essa é uma das formas de reagir, desde que dando condições para que as polícias e órgãos de trânsito atuem efetivamente.
Paralelamente a isso, os governos precisam ressuscitar ações educativas e programas que tirem adolescentes e jovens da ociosidade, que combatam o desemprego e deem apoio para as famílias (e não se trata apenas de dar vale-alimentação). É preciso de um programa social de verdade.
É necessário um mutirão, ações coordenadas e focadas visando construir uma sociedade que saiba reagir à violência não apenas pela força policial ou com mais policiais na rua, mas também combatendo a raiz dos problemas.
Se não houver essa organização, de nada vai adiantar esse importante trabalho feito pelas operações policiais e as blitze de trânsito. Resumir-se a isso significa continuar perdendo para a bandidagem. Essas operações policiais devem ser apenas um dos pontos para contra-atacar nesse momento de insegurança que apavora o boa-vistense.
Fonte: Folha de Boa Vista
terça-feira, 15 de março de 2011
Bom dia da FOLHABV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.