Soldado Sampaio: “Alguns servidores do HGR ganham menos de R$ 600,00. Isto é lamentável”
Deputados da oposição fizeram uso da tribuna na manhã desta terça-feira (15) para relatarem a precariedade do serviço público de saúde do Estado. O deputado Soldado Sampaio (PC do B) não poupou críticas e durante pronunciamento disse que a situação ‘é absurda’ e que o governo deverá ‘olhar com mais dedicação’ aos assuntos da área. O discurso foi realizado durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Sampaio apresentou dados apurados durante viagens pelo interior do Estado, especialmente no Sul do Estado. Segundo o parlamentar, faltam medicamentos e profissionais da área para o atendimento ao público. “Constatei a falta de médicos e em uma vila do Sul do Estado apenas um enfermeiro toma conta de todo o povo. O médico aparece a cada um mês. Isto é lamentável”, critiou.
Ainda segundo o parlamentar, os servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) têm o salário defasado e sem perspectivas de melhoras. A maior parte destes profissionais ganha em média, conforme Sampaio, cerca de R$ 600,00.
“O pior é que alguns ganham apenas um salário mínimo. Onde esta sendo investido o dinheiro da saúde? Precisamos saber o que esta acontecendo em Roraima, pois os problemas são constantes”, garantiu.
Segurança Pública
Sampaio também foi categórico ao criticar a falta de segurança em todo o Estado. “Visitei Rorainópolis e senti medo. Há muitos foragidos da polícia na região e a população sofre a mercê do medo. A situação é muito grave”, enfatiza o parlamentar.
Outro ponto preocupante, conforme Sampaio é o posto de arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda no Jundiá, município de Rorainópolis. Segundo ele, falta estrutura adequada para o bom funcionamento do posto e falta de policiamento no local. “É preciso reforçar o policiamento. Por ali passa muito dinheiro e como fazer se não existe proteção para esses servidores? Boa parte dos agentes lotados em Rorainópolis reside em Manaus. Como isto é possível?”, reclamou.
Ao final do pronunciamento, Sampaio enfatizou a importância da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 300 que elevaria os salários dos militares e civis aos níveis da Polícia Federal. Conforme o parlamentar, os policiais continuam reivindicando, enquanto os Estados diminuem os gastos com a segurança.
“Precisamos unir forças para a aprovação do projeto. O governo federal deve se inserir nesse contexto e não deixar o problema apenas com os Estados”, conclui, alertando sobre a necessidade da valorização da categoria.
O deputado Brito Bezerra (PP) endossou o discurso e disse que os direitos fundamentais do povo ‘estão sendo feridos de morte’. “A saúde esta na UTI e a segurança pública pede socorro. O problema não é de arrecadação de recursos e sim, má aplicabilidade e gerenciamento do dinheiro público”.
Fonte: SECOM/ALE-RR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.