quinta-feira, 17 de março de 2011

Soldado Sampaio afirma que a CPI da Saúde deve ser instalada imediatamente

 

Sampaio: “A Operação Mácula até o momento só prendeu peixe pequeno”

O deputado Soldado Sampaio (PC do B) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) durante sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (17), para enfatizar a importância da abertura de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) para apurar as denúncias de fraude no setor de saúde pública do Estado. Sampaio falou sobre a Operação Mácula deflagrada nesta quarta-feira (16), onde segundo ele, até o momento “só prendeu peixe pequeno”.

Para o parlamentar, a Justiça está fazendo seu papel, mas o Poder Legislativo também tem que agir e a abertura de uma CPI para apurar esses fatos deve ser realizada imediatamente. “As autoridades competentes apontam um desvio de recursos da ordem de 30 milhões de reais. Essas denúncias foram apresentadas nesta Casa, desde 2008 pelo deputado Flamarion Portela (PTC) e na época ninguém deu muita atenção, mas agora estamos vendo aonde se chegou com a fraude nos cofres públicos”, destacou Sampaio.

Em aparte, o deputado Flamarion Portela (PTC) disse que em 2008 a então secretária estadual de Saúde, Eugênia Glaucy, foi convocada para prestar esclarecimentos na ALE-RR sobre compras super faturadas. “E somente em um processo identificado como fraudulento, ao se fazer uma nova cotação, foram economizados para os cofres públicos mais de R$ 5 milhões. Isso em apenas uma compra. Imagine quantas outras não foram realizadas”, indagou o parlamentar.

Flamarion lembrou ainda a então secretária Eugênia Glaucy confirmou em depoimentos no Ministério Público Estadual (MPE) o desaparecimento de três processos de compra da sua pasta. “Esses processos até hoje são um mistério, pois não se ouviu mais falar nisso, tão pouco dos procedimentos adotados em cada um deles”, enfatizou.

Cooperativas

O deputado Soldado Sampaio disse que será realizada uma reunião neste sábado (19) com os servidores das cooperativas que prestam serviço para o Governo do Estado, os quais denunciaram que estão entrando no quarto mês sem pagamento.

“Queremos ouvir essas pessoas e saber exatamente o que está acontecendo, pois um trabalhador, pai de família, não pode ter seu salário atraso, muito menos em quatro meses, como estes estão alegando. Vamos checar essa informação e vamos denunciá-las às autoridades competentes, pois se o governo não paga suas contas, queremos saber por que, pois orçamento para isso ele tem, orçamento este aprovado nesta Casa, a qual sou representante legal”, afirmou Sampaio.

Fonte: NEURACI SOARES – SECOM/ALE-RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.