terça-feira, 22 de março de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA: Boa Vista será monitorada por câmeras

Secretário de Segurança, Eliéser Girão Monteiro Filho, explica como sistema funcionará

A empresa responsável pela instalação dos 80 km da rede de fibra ótica em Boa Vista está executando um trabalho de campo. A estrutura, responsável por interligar em forma de um “anel” várias instituições do Sistema de Segurança Pública, irá receber aproximadamente 80 câmeras de videomonitoramento que serão espalhadas pelos pontos considerados críticos da cidade. A execução faz parte do programa Segurança Digital da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Conforme o secretário de Segurança, Eliéser Girão Monteiro Filho, a previsão é que a rede de fibra ótica esteja instalada até a primeira semana do mês de junho. Cerca de três meses depois a expectativa é que as câmeras de videomonitoramento também já estejam instaladas e em pleno funcionamento.

O programa vai disponibilizar um link confiável de alta capacidade e expansibilidade para transferência de dados entre as diversas unidades dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado, com ênfase para os locais que necessitem transmitir um volume elevado de dados.

Estarão interligadas as unidades da Polícia Judiciária, a sede da Sesp, Academia de Polícia Integrada (CPI), Cadeia Pública de Boa Vista, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smtran) e os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de um link desses órgãos com o Poder Judiciário e o Ministério Público. Estuda-se a possibilidade de se expandir esses links para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“Todas as instalações que dizem respeito à Segurança Pública serão acopladas ao longo da rede, incluindo as do Poder Executivo e do Judiciário para que o Sistema de Justiça funcione todo integrado”, destacou o secretário.

Em razão das soluções tecnológicas existentes no mercado, a implantação da solução de transmissão de dados ocorrerá em três etapas. A primeira é a implantação da rede de transmissão de dados por radiofrequência (wireless) ponto-multiponto na capital, que já está conclusa. A segunda é a implantação da rede de fibra ótica e do monitoramento por câmeras da cidade, que está se iniciando, e por último é a implantação de uma rede de transmissão de dados por radiofrequência (wireless) ponto a ponto entre a capital do Estado e as unidades localizadas no interior.

Com relação às câmeras de videomonitoramento, na primeira fase dos trabalhos somente os pontos identificados como mais críticos com um número de acidentes e de criminalidade elevados serão atendidos. Por meio do Centro Integrado de Operações, que deve começar a operar nos próximos meses, haverá vigilância 24h por dia através das câmeras.

Para a execução dos trabalhos de instalação de toda a estrutura de monitoramento, estão sendo utilizados recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e uma contrapartida do Governo do Estado. São recursos de convênios de 2008 e 2009.

“Boa Vista vai ficar muito bem vigiada. Por meio desse sistema iremos atuar preventivamente, inibindo as pessoas que queiram praticar o crime, ou ainda ajudar na investigação por meio das imagens captadas. Serão os olhos da Segurança Pública aonde a polícia não pode estar fisicamente”, detalhou Eliéser Girão.

SINIVEM – Outro sistema de monitoramento que será implantado no Estado é o Sistema Nacional de Veículos em Movimento (Sinivem). Por meio da estrutura, que será instalada inicialmente no Jundiá, Pacaraima e sobre a ponte dos Macuxi, as entradas e saídas de Roraima serão monitoradas.

A empresa já foi contratada por meio de licitação e está no Estado realizando visita técnica nos locais que deverão receber os equipamentos de segurança. A previsão é de que até o mês de maio o sistema esteja em funcionamento. A segunda fase será executada no Município de Bonfim, Mucajaí e Caracaraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.