segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deputado quer PM, Bombeiros e Polícia Civil sob um único comando


O deputado recém-empossado Francisco Araújo (PSL) afirmou que o problema da segurança pública está relacionado à forma como o setor é gerido. Para ele, parte dos problemas poderia ser resolvida com um único comando para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.



Atualmente, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão subordinados diretamente ao Governo do Estado, conforme determina a Constituição Federal. Já a Polícia Civil está subordinada à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). No entendimento do parlamentar, as três entidades deveriam estar sob o comando direto da Sesp.

“O secretário de Segurança é quem deve coordená-los. Falta uma política única de segurança pública. Da forma como está hoje, não há como ter uma gerência da segurança pública”, afirmou ele. Araújo foi um dos entrevistados deste domingo do Agenda da Semana, programa apresentado pelo economista Getúlio Cruz, na rádio Folha (AM 1020).

Conforme ele, as entidades seriam independentes. Porém, caberia ao secretário de Segurança a determinação das ações de combate à criminalidade. “O secretário comanda a Polícia Civil. Mas o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não o respeitam. É necessário urgentemente vinculá-los hierarquicamente, sem retirar a autonomia administrativa de cada uma”, explicou ele.

BANDEIRAS

O deputado explicou que a principal bandeira dele será a segurança pública. Por isso, já manteve conversa com os deputados estaduais soldado Sampaio (PC do B) e sargento Damosiel (PRP). Nos próximos dias ele pretende conversar com o também deputado estadual coronel Chagas (PRTB). Os três são ligados à questão.

“Precisamos construir um Instituto Médico Legal [IML] na sede Caracaraí ou em Novo Paraíso [vila localizada no Município de Caracaraí] para atender a população da região sul do Estado. Se for preciso, direcionarei emendas para construí-lo”, disse. Em segundo plano figura o fortalecimento da agricultura familiar e em terceiro, a piscicultura. “Farei de tudo para trazer recursos para estas áreas”, acrescentou.

POSSE

Araújo foi empossado na tarde do último dia 12, em Brasília. Ele ocupou a vaga de Chico das Verduras (PRP), cujo mandato foi decretado extinto na quarta-feira, 11, pela Mesa Diretora da Câmara Federal. Chico das Verduras foi cassado por unanimidade no último dia 11 de fevereiro, durante sessão extraordinária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ele respondia a uma ação por compra de votos, resultado do inquérito da Polícia Federal (PF) resultante da prisão do político em plena campanha eleitoral de 2010, quando foi flagrado oferecendo benefícios, tais como a concessão de carteiras de motorista e o sorteio de veículos recheados com dinheiro em espécie em troca de votos.

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.