sexta-feira, 7 de outubro de 2011

APBM cobra concurso para a Polícia Militar



A Polícia Militar é a responsável pela guarda externa das unidades prisionais, no entanto, o efetivo, que hoje gira em torno de 1.500 policiais, é insuficiente para realizar o serviço aliado ao policiamento ostensivo.

Na última terça-feira, 4, o muro que circunda a Cadeia Pública Masculina de Boa Vista no bairro São Vicente, além do arame enrolado no final do muro, não foi suficiente para impedir a fuga de um preso. O reeducando conseguiu escalar o muro e pulou para o lado de fora da prisão. Ele usou uma espécie de corda feita com pedaços de pano para escalar o muro na hora do “banho de sol”.

Segundo a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares (APBM), não adianta apenas realizar concurso para agente penitenciário, pois se as guaritas continuarem desguarnecidas, as fugas continuarão. Para coibir essa prática, diz a associação, é necessária a realização de concurso público para soldado da PM.

A coordenadora-geral da APBM, Quésia Mendonça, disse que as inúmeras fugas que vêm ocorrendo na unidade prisional marcam a ineficiência do Estado em manter seus apenados sob custódia. “O chefe do Executivo é culpado pelo grande número de foragidos do sistema prisional, pois nomeou e vem mantendo gestores que não têm o mínimo de preparo para estarem exercendo as funções que lhes foram confiadas”, disse.

O coordenador jurídico da APBM, Junot Brito, ressaltou que de todos os presos na operação Bastilha, só restaram dois atrás das grades. “Todos fugiram, inclusive de dentro de quartéis da PM”, frisou.

A Polícia Militar informou recentemente estar nos ajustes finais para o edital do concurso público que vai contratar 300 novos profissionais. Destes, metade será nomeada no ano que vem e o restante, em 2013. A previsão, segundo a instituição, é que o edital seja lançado em novembro. (Y.L.)

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.