sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Viaturas de programa antidrogas são utilizadas em serviço administrativo

  image
Viatura do Proerd estacionada no pátio do Comando da PM


VANESSA LIMA

Um oficial da Polícia Militar (PM) denunciou o desvio de finalidade de duas viaturas – um carro e uma moto – adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para emprego nas atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela instituição militar.

Conforme informações, o automóvel Sandero está sendo utilizado no Comando Geral da PM para serviços administrativos e a motocicleta, para a entrega de documentos, ficando, inclusive, sob a guarda de um civil que trabalha como office boy na instituição. A Folha flagrou o veículo estacionado no pátio do comando.

“Estão usando indevidamente essas viaturas que foram compradas para um fim, que são as ações do Proerd. Vieram para o Estado dois automóveis, duas motos e um furgão Kangoo, e foram distribuídas duas destas viaturas para o Comando da PM. Isso é desvio de finalidade, configura improbidade administrativa”, destacou o oficial, que preferiu anonimato.

O oficial afirma que as duas viaturas nunca foram utilizadas pelo Proerd, apesar de estarem caracterizadas com adesivos do programa. “As viaturas deveriam estar no local para o qual foram determinadas. A motocicleta é usada em tempo integral pelo civil que trabalha no Comando. Tem outros materiais do Proerd sendo utilizados lá, não são apenas as viaturas”, informou.

A sede do projeto é no Comando de Policiamento do Interior (CPI) da PM. O Proerd é um programa ministrado por policiais militares que há 11 anos é desenvolvido no Estado. Atende a 100% das unidades de ensino estadual e por ano forma cerca de 10 mil multiplicadores.

“Eles necessitam das viaturas para serem empregadas nas atividades que são realizadas em toda a capital e está sendo utilizada indevidamente pelo Comando da PM”, criticou o oficial, que pediu atenção dos órgãos federais nesta situação.

Ele fez comparações de casos. “Isso é igual a verbas que vêm para os municípios para serem empregadas, por exemplo, em obras de saneamento e são utilizadas em obras de pavimentação. É a mesma irregularidade e nada é feito”, disse.

OUTRO LADO – O coronel Gleysson Vitória, comandante da Polícia Militar, se limitou a dizer que as viaturas estão dentro do sistema de segurança do Estado atendendo as necessidades.

“Todas as viaturas adquiridas estão dentro do sistema de segurança pública do Estado. O fim é a segurança pública e o objetivo é a segurança da população roraimense, por isso o uso é, sim, legal”, destacou o comandante. 

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.