segunda-feira, 22 de março de 2010

Deputado cobra exoneração de secretário de Segurança Pública

Por: WILLAME SOUSA (FOLHABV)
Para o deputado estadual Flamarion Portela (PTC), a melhoria na segurança pública de Roraima passa primeiramente pela substituição do atual titular da Secretaria de Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Eliéser Girão Monteiro. O parlamentar defende que o cargo seja entregue a um delegado da Polícia Civil, que, na opinião dele, seria alguém mais preparado e comprometido com as ações voltadas à melhoria do setor no Estado.
O deputado foi um dos entrevistados, na manhã de ontem, do Agenda da Semana, programa apresentado pelo administrador Marcelo Nunes na Rádio Folha (AM 1020). Ele fez questão de destacar que o posicionamento contrário à permanência do atual gestor da pasta não seria motivado por fatores pessoais.
“A mudança de secretário é importante. Nada contra a pessoa do secretário, mas acho que é hora de oportunizar o comando da secretaria a um delegado e a uma equipe de servidores concursados. Será que não está na hora de um delegado assumir o sistema de segurança pública do Estado? Acredito que está na hora, por meio de uma boa discussão, de mudar o comando na secretaria objetivando o desenvolvimento de medidas voltadas à contenção da criminalidade”, disse.
Entretanto, embora tenha defendido a mudança na gestão, Portela não deixou de mencionar que os problemas na segurança pública, assunto que tem preocupado os moradores de Boa Vista nos últimos dias, também estariam relacionados a outros fatores. Para ele, é preciso aumentar a integração entre Polícia Civil e Polícia Militar (PM), fortalecer a polícia comunitária, investir na infraestrutura das delegacias e da PM, além de aumentar o número de policiais militares e civis.
Os recursos para a realização de tais ações, afirmou o parlamentar, poderiam vir do montante proveniente do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que cresceu R$ 51 milhões de 2008 para 2009, conforme informações de Leocádio Vasconcelos, titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em matéria publicada na Folha, no dia 19 deste mês. A arrecadação total de tal imposto em 2009 ficou em R$ 351 milhões.
“Por que não tirar 30% deste recurso e destinar para a segurança? Com isso, poderíamos contratar homens e melhorar a segurança pública em Roraima. Estou apresentado uma solução e não apenas criticando. A sociedade está aflita e clamando por segurança. O governo tem a obrigação de priorizar e gerir eficientemente os recursos dos quais dispõe e, até mesmo, incrementar recursos para que esta segurança se torne eficiente”, complementou Portela.
O parlamentar chamou a atenção ainda para as ocorrências de sequestros relâmpago, assaltos a estabelecimentos comerciais e ao roubo no banco Itaú, ações que têm preocupado quem mora na capital.
SESP – A Folha entrou em contato, na tarde de ontem, com a assessoria de comunicação da Sesp para que a instituição se pronunciasse sobre as declarações de Portela, porém, a reportagem foi informada que o secretário Eliéser Girão Monteiro está participando de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), em Salvador, na Bahia, e caberia ao governo falar sobre o assunto.
GOVERNO – A Folha também entrou em contato com a assessoria de comunicação do Governo de Roraima, que explicou, por telefone, na tarde de ontem, que caberia apenas ao governador Anchieta Júnior (PSDB) se pronunciar sobre o assunto.
Porém, o chefe do Executivo Estadual, de acordo com a informação repassada, estava no sul do Estado participando de eventos relacionados a entregas de vicinais asfaltadas, Vale Solidário, fardamentos e ovinos, dentre outras ações, por isso só seria possível falar hoje a respeito das declarações do deputado. (W.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.