quarta-feira, 17 de março de 2010

O pequeno vice

 

Autor: José Ferreira Neto *

Antoine Jean Baptiste Marie Roger de Saint-Exupéry. Você pode não conhecê-lo pelo nome mas dificilmente ignora a sua obra mais famosa: O Pequeno Príncipe.

Com preconceito esse livro é associado a literatura infantil. Mas O Pequeno Príncipe chama o leitor à reflexão e se aplica até mesmo na política.

Pouca gente sabe que Saint-Exupéry, aviador por paixão, foi um dos pioneiros a executar a ligação do norte do Brasil com a Argentina e o Chile. Tendo como base a mesma região Norte, vamos aplicar o livro aos nossos dias atuais.  

O personagem principal, - o pequeno príncipe -, vivia isolado num planeta do tamanho de uma casa, com 3 vulcões sendo 2 ativos e um extinto. O pequeno vice passa seus dias isolado num palácio. Os vulcões ativos são seus medos: teme a rejeição e a próxima eleição. O vulcão extinto é a expectativa também já extinta de o pequeno vice pudesse melhorar o planetinha Roraima.
A história toma corpo quando o pequeno príncipe faz um pouso forçado no deserto.
O povo de Roraima conheceu o pequeno vice quando este, emergencialmente, assumiu o governo do estado.

Na história original, o pequeno príncipe percorre o universo e se depara com um rei solitário que acha ter poder sobre todas as coisas.

O pequeno vice também encontrou o seu rei e deu a ele todo o poder sobre essas terras. Esse rei também é solitário porque se preocupa apenas com o seu poder que vem da corte para Roraima.
O rei do livro original lhe explicou que quando se é dado um comando que não pode ser executado, a culpa é sempre de quem deu a ordem.

Então vamos perguntar: quem deu a ordem de deixar explodir greves na saúde, na educação e na segurança? Quem deu a ordem para parcelar o salário dos professores? Quem deu a ordem para torrar 5 milhões em propaganda enquanto cirurgias eram desmarcadas no HGR por falta de equipamentos? Quem deu a ordem para cancelar a participação de Roraima nos jogos escolares? Quem deu a ordem para pagar 2 milhões de shows enquanto as viaturas estão com combustível racionado? Quem deu a ordem de não pagar o plano de saúde dos servidores?
Voltando ao livro, quando chega ao planeta Terra, o pequeno príncipe conhece a raposa que lhe diz o seguinte:

“__ A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas, mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.”

Como o pequeno vice não cativa o povo é natural que não se sinta responsável pelas pessoas. O pequeno vice não tem eleitores mas acha que em 2010 encontrará uma loja de eleitores. Se isso acontecer, a culpa não será mais do pequeno vice. A culpa será do eleitor que vendeu seu voto para quem nunca fez nada para lhe cativar.

* Psicólogo – Boa Vista

Publicação Folha BV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.