quarta-feira, 2 de junho de 2010

O APOIO QUE SAIU PELA CULATRA

Por: SGT PM VALDINEI *

Estava pensativo e ao mesmo tempo intrigado, querendo entender; que nos meus vinte e dois anos de “caserna”e vivência de participação em alguns pleitos eleitorais internos, peculiar as praças, nunca tinha visto tamanha magnitude da mobilização de um número considerável de Oficiais da Polícia Militar de Roraima em prol de uma chapa que concorreu ao sufrágio eleitoral para a escolha da nova Diretoria da APBM para o Triênio 2010 à 2012, ocorrido no dia 29 de maio do ano fluente. É de se afirmar, e este é meu entendimento, que a referida eleição deveria ser é de particularidade dos Policiais e Bombeiros Militares do Quadro do Estado, os quais têm um rol de demandas afeto as suas carreiras, que a um bom tempo reivindicam a efetiva solução através da entidade de classe, a APBM. Portanto, sendo esta situação, diferenciada da carreira dos Policiais Militares do Quadro do Ex-Território federal de Roraima.

Essa mobilização de Apoio a uma chapa considerada situacionista, que foi adversária da CHAPA 02, teve início anteriormente e durante o processo eleitoral, porque não dizer, até no dia “D”da votação.

Pasmem! Foi algo incomum em toda a história dos pleitos eleitorais já vistos no interior da “caserna”, a Polícia Militar. Não obstante nesse processo eleitoral, a dita mobilização à chapa situacionista, veio de todos os flancos da Corporação e de todos os escalões hierárquicos, quais sejam: Oficiais subalternos, intermediários e superiores. Numa demonstração de apoio desse porte, tenho minhas dúvidas. Pois não consigo mensurar o porquê de tanta preocupação desse número considerável de ilustres Oficiais com esse pleito; chegando ao ponto de se envolverem explicitamente e diretamente, apoiando a chapa situacionista, literalmente vestindo a camisa e adesivando os seus veículos, não se isentando do processo. De outra banda, sem está diretamente envolvido, considero o processo eleitoral salutar para os Policiais e Bombeiros Militares do Quadro do Estado. E de público, é bom registrar que os envolvidos diretamente no pleito eleitoral, bem como na composição das chapas, eram Praças.

Durante as manifestações de divulgação das chapas, a que teve explícito apoio de um número considerável de Oficiais da PMRR, tinha como slogan a união das Associações, deixando entender que atualmente não há uma “UNIDADE” entre as instituições de classes dos círculos hierárquicos da Polícia e Bombeiro Militar, vindo associar tal situação aos Policiais e Bombeiros Militares que estão atualmente na Diretoria da APBM e aos que compunham a CHAPA 02. Entendimento este, também enfatizado numa festa de confraternização na ASSUBSAR, pelo Deputado Federal Luciano Castro, que na ocasião não poupou críticas indiretas a atual gestão da Diretoria da APBM e explicitamente declarou apoio e pediu aos Policiais e Bombeiros Militares, ali presentes, que votassem na chapa que ele considerava da situação, qual seja, a concorrente da CHAPA 02. E não obstante, havia vários Oficiais presentes na ocasião das declarações do dito parlamentar, que eram simpatizantes da chapa situacionista.

Num processo eleitoral, quando um candidato é apoiado por pessoas de relevantes prestígios e tem um suporte financeiro considerável; neste caso a chapa situacionista estava numa situação confortável, fica tanto quanto difícil, ou seja, quem nada quase tem e, ainda sair para um embate eleitoral e contar com a vitória. Pois como diz o ditado popular: “o tostão contra o milhão”. Nunca é de mais lembrar, que o processo eleitoral foi exclusivo dos Policiais e Bombeiros Militares do Quadro do Estado, e neste particular, o que realmente prevaleceu foi o senso crítico e a consciência de cada cidadão policial eleitor que votou na chapa, que nos seu íntimo, acreditou ser a melhor apara acolher e traduzir sues anseios e bem representá-lo. E quem apostou no êxito eleitoral da chapa situacionista, não avaliando os prós e os contras, e sabe se lá, tenha até subestimado a CHAPA Nº 02, poderá estar frustrado. Pois é fato consumado e indiscutível; O SEU APOIO SAIU PELA CULATRA!

* VALDINEI DE MACEDO BRAGA – É policial militar na graduação de 1º SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA.

(Temo a Deus todo poderoso; aos homens e autoridades constituídas, mortais iguais a mim, devo respeito).

Contato: valdineidemacedo@hotmail.com / valdineidemacedo@yahoo.com.br / 95 3628-5719.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog deverão ser identificados, não sendo mais permitidos comentários anônimos. Para poder comentar você deve fazer parte deste blog clicando em "CADASTRE-SE NO BLOG - Fazer parte deste site".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.